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SMS Marketing – Qual é seu futuro?

Nas últimas duas décadas, o marketing por SMS tornou-se tão presente em nossas vidas que nem paramos para considerar como seria a vida sem ele. Apesar disso, os profissionais de marketing ainda não consideram a plataforma tão importante quanto o email ou o marketing de mídia social. Que erro. Aqui está o que o futuro do marketing por SMS tem a oferecer.

Canais fundamentais para marketing digital.
Embora o email tenha sido um canal fundamental para campanhas de marketing digital. O hype em torno do marketing de mídia social é bem merecido, mesmo que seja por seus poderosos recursos de segmentação e personalização.

O marketing por SMS, por outro lado, oferece benefícios igualmente valiosos, porém desconhecidos, para as empresas de marketing. Se você hesitou em adotar mensagens de texto como um canal de marketing, talvez seja o melhor momento para reconsiderar.

Por que é o melhor momento para adotar o SMS Marketing
Embora o SMS agora seja considerado uma adição poderosa a uma estratégia omnicanal, nem sempre foi uma plataforma de marketing digital atraente. Era muito caro para os profissionais de marketing levarem a sério.

O cenário digital de hoje, no entanto, pavimentou o caminho para que as mensagens de texto sejam uma plataforma de marketing que não é apenas viável, mas que realmente vale a pena. Em particular, essas mudanças impulsionaram seu sucesso como um meio de marketing:

Penetração Móvel de Pico
O primeiro telefone móvel pronto para SMS foi lançado no mercado em 1993. Porém, a rápida adoção de telefones celulares ocorreu no final dos anos 90, à medida que as redes de celulares se tornaram mais estáveis e até permitiram mensagens entre redes.

Em 2000, 12% da população mundial possuía telefones celulares, e esse número aumentou consistentemente desde então.

Hoje, existem mais de cinco bilhões de assinantes móveis exclusivos em todo o mundo. A estatística significa que mais de 65% das pessoas em todo o mundo têm algum tipo de dispositivo móvel.

Embora o número de usuários de smartphones esteja aumentando constantemente, aproximadamente 30% dos assinantes de dispositivos móveis não têm um smartphone com acesso à Internet. Mas cada um é capaz de receber mensagens de texto.Desenvolvimento de Regulamentos
Nos primeiros dias do marketing por SMS, quase não havia regulamentos para orientar os profissionais de marketing a usá-lo adequadamente. Era essencialmente uma plataforma gratuita para todos os negócios que pudessem se dar ao luxo de usá-la. O spam foi predominante e as mensagens de texto com marca foram consideradas um incômodo.

Regulamento de Privacidade de Dados
Vários regulamentos já foram desenvolvidos e amplamente aceitos em todo o mundo para incentivar não apenas práticas respeitosas, mas também proteção de privacidade de dados.

Esses regulamentos tornaram as pessoas mais abertas a receber mensagens de texto promocionais. De fato, atualmente, 75% dos consumidores dizem que não se importam em receber textos de marcas enquanto optarem por participar.

Custos mais baixos
No início dos anos 2000, um único SMS poderia custar de dez a vinte centavos, dependendo da operadora. Para as empresas envolvidas em mensagens de texto em massa, os custos aumentaram rapidamente. Mas, com o tempo, os custos foram reduzidos por vários fatores. Não menos importante foi a popularidade de plataformas de mídia social como Twitter e Facebook e software de mensagens instantâneas como Viber e Messenger.

Atualmente, existem inúmeros pacotes de marketing que tornam o SMS uma plataforma econômica. Alguns deles podem até reduzir os custos a um centavo por texto. Palavras-chave e códigos de acesso envolvem custos adicionais.

Palavras-chave são frases únicas que seus clientes podem usar para interagir com sua empresa, enquanto códigos de acesso são os números para os quais essas palavras-chave são enviadas. No texto “Enviar HELP para 66586”, HELP é a palavra-chave e 66586 é o código de acesso.

No passado, uma empresa que desejasse se envolver seriamente no marketing por SMS precisaria usar códigos de acesso dedicados, que permitem o uso ilimitado de palavras-chave. Isso pode custar de quinze a trinta mil dólares por ano. Atualmente, existem empresas de marketing móvel que compartilham códigos de acesso em várias empresas por meio de um modelo de aluguel de palavras-chave. Cada aluguel de palavras-chave pode custar entre cinco e vinte e cinco dólares por mês.Avanços no software
Anteriormente, os gateways de SMS que permitiam aos computadores enviar, receber e gerenciar mensagens de texto eram aparelhos físicos que apenas permitiam que os profissionais de marketing aumentassem sua eficiência nas mensagens de texto. Atualmente, os aplicativos de gateway SMS permitem fazer tudo isso sem o custo de aquisição de hardware especializado.

Os avanços nos aplicativos de marketing também levaram à ampla aceitação do SMS como um meio de marketing. Embora existam aplicativos específicos para SMS para empresas com necessidades limitadas, também existe um software poderoso que permite gerenciar campanhas de marketing inteiras em vários canais, todos usando uma única plataforma. Usando esses aplicativos, você pode usar o SMS como parte de uma estratégia omnichannel, além de email, mídia social e publicidade de pesquisa.Adoção Omnichannel
Nos últimos anos, os consumidores mostraram uma clara preferência pelas comunicações do tipo omnichannel. Não são apenas as taxas de compra mais altas para empresas que usam três ou mais canais, mas as taxas de retenção que também são muito mais altas. Enquanto as empresas disponíveis em apenas um canal mantêm aproximadamente 33% de seus clientes, as taxas de retenção são de 89% para empresas com envolvimento omnichannel.

Não há como negar que grande parte do sucesso das campanhas omnichannel é o uso adequado do marketing por SMS. Não apenas os consumidores estão mais dispostos a receber mensagens de texto das empresas, mas aqueles que optam pelo SMS junto com outros canais têm muito mais probabilidade de se converter. Essa rápida adoção e aceitação inegavelmente positiva do marketing omnichannel tornam o futuro do SMS ainda mais emocionante.

Os benefícios do SMS Marketing
Os avanços no cenário de marketing digital definitivamente abriram o caminho para o SMS ser uma valiosa plataforma de marketing. Para marcas e profissionais de marketing, esses são os benefícios mais significativos exclusivos do meio:Não requer uma conexão com a Internet
Ao contrário do e-mail, não é necessária uma conexão à Internet ou um smartphone para receber mensagens de texto. Isso significa que seus clientes receberão sua mensagem, não importa onde estejam e que tipo de telefone estejam usando. Nos EUA, isso dá a você acesso a 96% da população adulta total.É um meio amplamente aceito
A grande maioria dos consumidores digitais tem de dezoito a quarenta e nove anos. Desses, 99% têm acesso a dispositivos móveis habilitados para SMS. Mas o sucesso do marketing por SMS não se deve apenas à penetração do celular, mas também à aceitação do envio de mensagens de texto como meio natural de comunicação. De fato, entre os americanos com menos de cinquenta anos, as mensagens de texto são a forma mais popular de comunicação.

Está sempre ao alcance

Segundo uma pesquisa do Morgan Stanley, 91% dos adultos mantêm seus dispositivos móveis sempre acessíveis. De fato, os americanos checam seus telefones a cada 12 minutos enquanto estão acordados. Isso significa que o americano médio se envolve com seu telefone celular cerca de 80 vezes por dia.

É fácil de consumir

Como os telefones estão sempre ao alcance e as mensagens de texto geralmente têm cerca de 160 caracteres, as mensagens de marketing no SMS são facilmente consumidas. Essa é provavelmente a razão pela qual desfruta de taxas de abertura superiores a 98%. Por outro lado, as taxas de abertura de e-mail são em média 14% em todos os setores. Além disso, cerca de 90% das mensagens de texto são lidas nos três primeiros minutos após o recebimento.

O envio de mensagens SMS encoraja respostas rápidas

Como as mensagens de texto são fáceis de consumir, os destinatários também são mais propensos a responder. De fato, a taxa média de resposta para SMS é de 45%, enquanto a resposta por e-mail é de apenas 6%.

O SMS também é o meio preferido de recebimento de cupons destinados tanto para resgate on-line quanto em lojas, devido à sua conveniência. De fato, as taxas de resgate para os cupons baseados em SMS são dez vezes mais altas do que as versões impressas.

Os benefícios da combinação de SMS com outros canais

O e-mail tem sido o meio há muito estabelecido para o marketing digital. Não vai a lugar algum, não importa quão prevalente se torne o marketing por SMS. Mas as mensagens de texto diferem muito dos e-mails não apenas no formato, mas também na forma como são consumidas. Por esta razão, o SMS sem dúvida tem seu próprio papel a desempenhar em uma campanha de marketing verdadeiramente omnichannel.

Embora o e-mail se destaque por sua capacidade de comunicar conteúdo extenso e dinâmico, ele não pode superar a atualidade do SMS. Isso faz do envio de mensagens de texto o complemento perfeito para o e-mail. As ofertas sensíveis ao tempo, por exemplo, têm o melhor desempenho em SMS. O envio de mensagens de texto também é uma maneira eficaz de direcionar seu público para o conteúdo de seu e-mail.

SMS e e-mail compõem as plataformas críticas de uma campanha omnichannel.

Mas, na verdade, não termina aí. Dependendo da natureza de seu negócio e das necessidades de seu público, usar estas duas plataformas ao lado de outras como notificações push, mídia social, publicidade de busca permite que você seja verdadeiramente onipresente sem ser invasivo.

Combinando as plataformas disponíveis e permitindo que cada uma desempenhe seu próprio papel, você é capaz de proporcionar experiências de cliente sem interrupção que aumentam tanto as vendas quanto a afinidade com a marca.

O SMS Marketing tem o compromisso de se tornar mais valioso

Embora o SMS tenha sem dúvida provado seu valor como canal de marketing, as mudanças e melhorias que inevitavelmente virão torná-lo-ão um canal ainda mais eficaz. Algumas delas podem incluir:

Melhorias na personalização

Como se integra mais perfeitamente com outros canais e se enraíza em mais processos comerciais, o SMS marketing desfrutará de um escopo mais amplo de dados. Além disso, os inevitáveis avanços na inteligência artificial e os marqueteiros clamarão por SMS para saber até que ponto eles podem personalizar as mensagens.

Mais dados e opções de direcionamento também significam melhores capacidades de automação. Os marqueteiros serão capazes de definir gatilhos mais específicos, e as capacidades de aprendizado de máquina podem levar a campanhas ainda mais personalizadas. Com o desempenho atual do SMS como um meio de marketing, estes avanços na personalização e automação sem dúvida levarão a taxas de engajamento ainda melhores e, em última instância, a melhores vendas.

Desenvolvimentos como canal principal de suporte

Através de melhorias impulsionadas pela IA, o SMS pode se tornar o principal meio pelo qual os clientes podem ter acesso ao suporte. Hoje em dia, os chatbots já podem responder com precisão às perguntas mais freqüentes. À medida que se tornam mais informados e mais intuitivos, eles podem ser integrados em mais processos de negócios que inevitavelmente melhorarão as experiências dos clientes.

Imagine entrar em uma boutique movimentada e encontrar um top que você gosta, mas não no tamanho que você usa. Em vez de esperar sua vez de pedir ao associado de vendas para verificar seu tamanho, você poderia simplesmente enviar uma mensagem de texto e receber uma resposta em um instante. Como os bots de SMS se tornam ainda mais integrados aos processos comerciais, eles poderiam até mesmo instruir os associados de vendas a retirar o item que você pediu, localizá-lo dentro da loja e ajudá-lo durante o resto do processo de compra.

Utilidade em várias indústrias

O marketing por SMS é atualmente o mais benéfico para as empresas de comércio eletrônico. Mas os marqueteiros inovadores estão rapidamente encontrando novas aplicações para ele e abrindo possibilidades para aproveitar seu poder de formas não tradicionais.

Muito em breve, seus benefícios como meio encorajarão mais e mais indústrias a adotá-lo. Isso, por sua vez, contribuirá ainda mais para sua ampla aceitação e desempenho como uma plataforma de marketing.

Integração com mais canais

A maneira mais comum de usar o SMS é complementar as campanhas por e-mail. Com planejamento e preparação cuidadosa, alguns dos marqueteiros mais avançados também a utilizam com sucesso junto com outros canais como notificações push, mensagens instantâneas, mídia social e busca.

No entanto, através de insights orientados por dados e avanços no software, o SMS deve logo se integrar mais perfeitamente com uma variedade maior de canais, a fim de proporcionar uma experiência verdadeiramente pessoal e coesa que seja consistente em todas as plataformas.

Hoje, alguns dos mais poderosos softwares de marketing já estão tornando possíveis alguns destes cenários. Entretanto, os aplicativos continuarão a melhorar e aumentar ainda mais o valor do SMS.

Melhor utilização do SMS Marketing

As empresas adotaram o SMS para uma grande variedade de aplicações. Aqui estão algumas das melhores maneiras de usar o envio de mensagens de texto de forma eficaz:

  • Notificações pós-compra: O período após a conclusão de uma compra por um comprador é crucial para a retenção do cliente. Além de um e-mail de confirmação abrangente, envie-lhes alertas por SMS ao processar seu pedido, envie seu item e confirme que eles receberam sua encomenda. Fazendo isso, será muito mais provável uma segunda compra.

  • Alertas sensíveis ao tempo: O formato curto das mensagens de texto e a proximidade dos telefones celulares com seus usuários fazem dele o meio perfeito para informações sensíveis ao tempo que você quer que seu público aja imediatamente. Estes incluem lançamentos de produtos, promoções de vendas e outras ofertas ou eventos de tempo limitado.

  • Distribuição de presentes: Taxas de resgate impressionantes fazem do SMS uma plataforma ideal para a distribuição de cupons digitais e presentes virtuais. Com plataformas de automação de marketing, você pode até mesmo enviar presentes automaticamente através de gatilhos relevantes como aniversário e marcos de compra.

  • Suporte ao cliente: A natureza rápida e direta do SMS faz dele uma excelente opção para fornecer um fantástico atendimento ao cliente. Os bots de SMS podem receber e responder perguntas básicas e, em seguida, aumentar as preocupações mais complexas ou sensíveis para uma equipe de suporte altamente treinada. Isso permite que as equipes de suporte se concentrem apenas em questões críticas enquanto dão a todos os clientes acesso a assistência oportuna.
    Acesso às informações: Além de fornecer assistência, você pode usar o SMS para oferecer acesso rápido e fácil às informações. As aplicações práticas incluem a confirmação de disponibilidade, o fornecimento de locais de loja e a oferta de recomendações de produtos.

  • Dirigir para o site: Através de SMS, você pode conduzir seus clientes ao seu site para aumentar o tráfego, promover novos conteúdos ou fazer com que eles se conectem novamente. Isto é especialmente útil para usuários que não visitam o site há muito tempo e pararam de abrir e-mails.

  • Colocações de pedidos: Se você tiver SKUs limitados, o SMS pode ser uma boa maneira de aceitar pedidos. Quando totalmente automatizado, isto poderia proporcionar uma experiência de pedidos sem esforço para seus clientes, o que poderia levar a uma melhor retenção e mais vendas.
    Marcação de compromissos e lembretes: As empresas podem permitir que seus clientes marquem suas consultas via SMS. Você pode usar a mesma plataforma para enviar automaticamente lembretes de compromissos.

  • Processos de Verificação de Identidade: A autorização de dois fatores via SMS não é um conceito novo. Mas, como a privacidade e a segurança dos dados se tornam mais imperativas para o sucesso das empresas, mais indústrias certamente adotarão o envio de mensagens de texto para verificação de identidade.

  • Coleta de feedback: Taxas notáveis de resposta por SMS também o tornam uma excelente plataforma para a coleta de feedback. Através de mensagens de texto, você pode pedir a seus clientes que respondam a pesquisas simples. Você pode até mesmo usar bots SMS para fazer perguntas como um pesquisador de mercado humano faria.

    Conclusão

    O sucesso atual do marketing por SMS mostra que ele está aqui para ficar. Como o uso inovador do canal pelas marcas impulsiona seu crescimento e sua ampla aceitação, ele deve se tornar ainda mais valioso. Em última análise, ele ocupará seu devido lugar ao lado do e-mail como um meio indispensável para as comunicações de marketing.

     

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Escrito por ashide

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