no

Guia para iniciantes em Dragon Ball


Não se engane, a franquia Dragon Ball é uma instituição na cultura japonesa. Um mangá amado que gerou várias séries de anime, toda uma geração cresceu com os contos de Goku e seus amigos. Se você está aqui, certamente sabe pelo menos um pouco sobre isso.

Mas talvez você nunca tenha aproveitado a oportunidade e tente começar. Se for esse o caso, ou mesmo se você apenas precisa de uma atualização, você está pronto para um verdadeiro deleite. Cada uma das iterações do anime oferece algo um pouco diferente e, embora sua duração possa parecer intimidadora a princípio, é realmente bastante acessível e fácil de desfrutar.

Especialmente porque prepararamos essa cartilha com amor para ajudar os recém-chegados a ter uma idéia do que esperar. Não se preocupe, em pouco tempo você se familiarizará com as guerras dos Saiyajins, Namekianos e péssimos humanos.


O que é Dragon Ball?

Dragon Ball segue as façanhas de Son Goku, um guerreiro de espírito livre com poder insondável e um passado misterioso. Muitos dos arcos da história estão centrados nas Dragon Balls de mesmo nome – sete esferas que, quando coletadas, podem convocar um dragão que atenda a um desejo.

Foi criado inicialmente como um mangá por Akira Toriyama em 1984 , e uma adaptação para anime estreou dois anos depois. Um dub inglês chegou já em 1989, mas foi só no final dos anos 90 que a franquia ganhou força no oeste.

Dragon Ball

Abertura Dragon Ball Brasil

A série original, Dragon Ball, começa com Goku quando criança. Sua vida tranquila e simples de solidão é revertida um dia quando ele conhece Bulma, que o recruta em sua missão de coletar as Esferas do Dragão.

Ao longo do caminho, eles encontram um grupo fantástico de amigos e inimigos, e Goku adquire treinamento e técnicas que aumentam seu poder além do que ele jamais imaginou.

Dragon Ball Z

Abertura Dragon Ball Z

Dragon Ball Z – a série que realmente gerou um fenômeno global.

Agora, na idade adulta, as origens de Goku são reveladas, e os resultados de suas batalhas têm todo o planeta em jogo. Seu sucesso levou a vários filmes, uma tonelada de jogos e mercadorias, além de mais memes do que você poderia imaginar.

Dragon Ball GT

A próxima série criada foi Dragon Ball GT , que ocorre vários anos após a conclusão de Dragon Ball Z e atua como uma redefinição do poder vertiginoso de Goku.

Depois que um desejo desonesto o transforma em criança, ele se une à neta para obter uma nova forma de Dragon Balls e colocar as coisas de volta no lugar.

Os eventos desta série não são baseados no mangá de Toriyama, e o próprio Toriyama não teve nenhum envolvimento além de criar alguns dos desenhos iniciais. Ele veio com o título rápido, no entanto!

Dragon Ball Super

A iteração mais recente, Dragon Ball Super , fica perfeitamente dentro da continuidade de Dragon Ball Z , adicionando mais conteúdo logo antes de seu epílogo.

Ele é baseado no mangá de Toriyama e Toyotarou, e, como tal, é considerado um cânon para a linha do tempo abrangente. Voltaremos ao assunto do cânon daqui a pouco.

No interesse da legibilidade, vamos nos referir a cada série individual como DB, Z, GT e Super daqui em diante. Para ser sincero, eu realmente não queria digitar as palavras ‘Dragon Ball’ tantas vezes.


Quem é esse garoto macaco louco?

Desde o início, Goku é estabelecido como o personagem mais importante nas aventuras que virão. O que é útil, porque ele é afável, agradável e muitas vezes hilário.

Dragon Ball

Ele se baseia fortemente no lendário Rei dos Macacos, do romance chinês Jornada ao Oeste , ambos possuindo uma força incrível, uma equipe mágica, a capacidade de cavalgar nuvens e uma cauda de macaco. A natureza de Goku é irreprimível !!

Dragon Ball Super

Claramente, este kodomo tem algumas coisas estranhas acontecendo, e você descobrirá seus segredos à medida que a série avança. Se você é do tipo impaciente, muitas das perguntas que você pode ter são respondidas após o DB. Você poderia considerar a série original o prólogo da eventual lenda de Goku.

… Além disso, kodomo é a palavra japonesa para criança. Não se preocupe, não é uma frase de Dragon Ball que você precise memorizar.

Dragon Ball GT

Goku não falta de confiança, mas sua ingenuidade o faz carinhoso. Ele luta apenas para proteger seus amigos e familiares, ou porque parece uma coisa divertida de se fazer. Embora ele não tenha um osso médio no corpo, ele não hesitará em quebrar todos os ossos médios de seus oponentes, se for necessário.

Dragon Ball Z

Sua lista de camaradas e vilões é tão diversa quanto eles vêm, incluindo seu infeliz rival Krillin, o temível Piccolo, o temido príncipe Vegeta e o tirano intergalático Frieza. Vez após vez, Goku encontra uma maneira de superar as probabilidades e salvar o mundo do desastre, desbloqueando poderes latentes escondidos no fundo.

Dragon Ball Super

Às vezes, ele encontra um entendimento mútuo com seus inimigos, e eles se tornam aliados confiáveis. Outras vezes, eles acabam sendo destruídos. Claramente, fazer amizade com Goku é a rota preferida, mas nem todo mundo aprende isso a tempo.

Dragon Ball Super

Mais tarde, somos apresentados a poderosas raças alienígenas, como os Namekians de pele verde e os Saiyajins. Eles realmente não entrarão em jogo até Z, mas lembre-se desses termos durante a trilha!


O que o torna tão bom?

Dragon Ball, na sua totalidade, é o seu arquétipo anime shōnen.

Explicar o shōnen corretamente requer um mergulho profundo na história do mangá (vale totalmente a pena se você tiver algumas horas de sobra), mas para condensá-lo em alguns pensamentos abstratos, ele enfatiza a ação, a aventura e a comédia.

Existem vários momentos emocionantes e drama elevado? Claro! Não é tão fácil de cortar e secar o tempo todo, mas isso definitivamente não é um ponto de destaque. Shōnen é algo que deve ser interessante, emocionante e acessível: três adjetivos que combinam muito bem com Dragon Ball .

Dragon Ball Super

Ele tem como alvo um público mais jovem, mas realmente atrai todas as idades, e esse é um dos seus maiores pontos fortes. Akira Toriyama construiu a tradição por várias décadas, e se você perdoar o sentimentalismo, como Goku amadureceu ao longo dos anos, o mesmo aconteceu com as histórias e seu público.


Então, por onde começo?

Realmente depende do que você procura e quanto tempo você tem!

Você pode pular para Dragon Ball a qualquer momento, mas os dois pontos de partida mais lógicos são do começo ou do Z em diante.

Dragon Ball

A principal razão para isso é que o DB é bem diferente de tudo que veio depois dele. Tem um tom único; brincalhão e travesso, e perfeitamente adequado para a inocência do jovem Goku.

Nós somos apresentados ao estranho e maravilhoso mundo de Toriyama em uma história que se parece mais com uma aventura de artes marciais, onde Z em diante se inclinaria muito mais para uma ação emocionante e de super-herói.

Dragon Ball

banco de dados original é muito atrevido, e até assistir em japonês e inglês oferece duas experiências muito diferentes. Cenas inteiras podem ter um contexto diferente na tradução, e vale a pena assistir os momentos cômicos duas vezes seguidas para ver isso em primeira mão!

Dragon Ball Z

Z faz um excelente trabalho de facilitar você em seu elenco extenso, e muitos dos heróis que estrelaram seu antecessor não desempenham um papel tão importante aqui. Isso facilita o acompanhamento, mas da mesma forma, se você espera ver lutadores como Yamcha – que se tornaria o ponto de partida da franquia – na melhor das hipóteses, você começará do topo.

Isso ajuda você a apreciar alguns dos heróis cuja estrela desapareceria com o tempo, embora muitos fãs realmente entrassem no DB depois de assistir Z , então essa é uma opção potencial também.

Filmes de Dragon Ball

Apresentando os filmes O Mais Forte do Mundo , A História dos Troncos e Broly, o Lendário Super Saiyajin . Todos os três são ambientados na era Z , no entanto, não são baseados no mangá de Toriyama. Eles existem, como ele disse, “uma dimensão diferente da história principal dos quadrinhos”.

Devido a isso, eles não têm um impacto direto nos eventos de Z , mas você ainda pode assisti-los no meio da maratona para uma mudança de ritmo!

De um modo geral, um momento adequado para assistir ao filme O Mais Forte do Mundo seria no final da 1ª temporada, The History of Trunks após a 5ª temporada e Broly, o Lendário Super Saiyajin após a 6ª temporada.

Essas não são estimativas exatas, mas você não será estragado por nenhum desenvolvimento anterior, como quando o personagem X se torna benevolente, o personagem Y assume uma nova forma ou o personagem Z declara que ele é um guerreiro, não uma variedade de flores! !

Se você optar por GT ou Super Next, realmente se resume a preferência. O Super acontece dentro da linha do tempo de Z , mas também estreou quase vinte anos depois que o GT chegou às telas. Estilisticamente, muita coisa mudou no anime ao longo desse tempo, então você pode achar que a série mais antiga flui mais naturalmente após a conclusão de Z.

Como aludimos, Super é a continuação canônica da visão original de Toriyama, enquanto GT não é. O GT definitivamente tem uma base sólida de fãs, no entanto, e alguns dos designs de personagens atraíram elogios de Toriyama por sua precisão.

Para citar o próprio grande homem, “Dragon Ball GT é uma grande história paralela do Dragon Ball original, e me fará feliz ver e apreciar juntos”.

Parece uma razão bastante sólida para não perder, se você me perguntar!


Mais alguma coisa que eu preciso saber?

Realmente não há muito mais que você precise saber sobre Dragon Ball antes de entrar e curtir este anime. É divertido, rápido e fácil de entender por que acumulou uma enorme base de fãs ao longo dos anos.

Dragon Ball Z

As longas aventuras de Akira Toriyama definiram uma geração de anime, e continuarão a fazê-lo nas próximas décadas. Mas ei, nós fomos Saiyajins até agora, por que não descobrir por si mesmo?

O que você acha?

Escrito por ashide

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

SMS Marketing – Qual é seu futuro?

O novo Snapdragon 865 Plus da Qualcomm para GAMES